O CAMINHO DA ELEIÇÃO







O eleitor

É a pessoa que vota. Para exercer bem esse direito, deve ler muito sobre os candidatos nos jornais, revistas, sites. Isso tudo para, na hora de apertar o botão da urna eletrônica, votar de forma absolutamente consciente. É fundamental saber se os propósitos do candidato são bons e se ele está preparado para exercer as funções relativas ao cargo que vai ocupar.

O voto é obrigatório para todos os brasileiros ou naturalizados brasileiros com idade entre 18 e 70 anos. Já os analfabetos, pessoas que não sabem ler nem escrever; as pessoas entre 16 e 18 anos e as que têm mais de 70 anos só votam se quiserem.

O candidato

Para se candidatar a um cargo, é necessário que a pessoa tenha um programa, que saiba o que pretende fazer em benefício do coletivo. É importante que tenha consciência do trabalhão que terá e das cobranças que serão feitas caso seja eleita. Afinal, estará representando dezenas de pessoas e tomando decisões importantes por elas.

O candidato deve seguir as regras ditadas pela Justiça Eleitoral. Deve fazer uma campanha justa, sem querer vencer os outros candidatos a qualquer preço.

Não podem ser candidatos: estrangeiros, analfabetos e presidiários.

Idade mínima para se candidatar:
• Aos cargos de presidente, vice-presidente e senador: 35 anos.
• Governador e vice-governador: 30 anos.
• Deputado federal, estadual ou distrital, prefeito ou vice-prefeito: 21 anos.
• Vereador: 18 anos.

O voto

No Brasil o voto é obrigatório para os brasileiros entre 18 e 70 anos; e secreto. As pessoas que votam podem escolher o candidato que quiserem, sem que ninguém se meta na decisão. Mas nem sempre foi assim. Até 1932, os brasileiros precisavam revelar na hora das eleições, em quem iriam votar. Imagina como era grande a pressão que os eleitores sofriam!!

FONTE: http://www.plenarinho.gov.br/cidadania/eleicao/as-eleicoes-no-brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário