ÚLTIMO ENCONTRO COM OS PAIS


Lancei a temática "Como está sendo construída a casa da vida do seu filho?" e abordamos os valores fundamentais nessa construção. Para tal, organizei alguns slides que mostravam a simulação da construção de uma casa de verdade com a representação dos possíveis valores humanos essenciais em cada etapa (desde o alicerce até a finalização da mesma). Aproveitei a história abaixo para complementar o trabalho.



UMA CONSTRUÇÃO IMPORTANTE


Era uma vez três porquinhos que viviam felizes na floresta “A vida é bela”.
Nesta floresta, havia um lobo muito mau que gostava de se fartar de ações e virtudes incorretas.
Os porquinhos, preocupados com o lobão, resolveram construir cada um a sua casa para se protegerem.
O primeiro porquinho fez a casa utilizando material com valores e virtudes nada edificantes: palhas da preguiça, da desobediência, do desrespeito, da irresponsabilidade... Palhas do “TUDO PODE”.
O segundo porquinho construiu sua casa com madeiras de valores incorretos, que também prejudicaram sua mente e seu corpo, como madeiras do cigarro, do álcool e das drogas, tudo que intoxica o organismo.
O terceiro porquinho construiu sua casinha com tijolos dos verdadeiros bons valores humanos. Tijolos da responsabilidade, da coragem, do altruísmo, dos limites, da fortaleza, do respeito, da justiça, da disciplina, da paciência e do amor.
Você pode imaginar o que aconteceu...
O lobão não deixou por menos. Destruiu facilmente a casa das palhas e a casa das madeiras.
A casa que permaneceu foi a dos tijolos dos verdadeiros e bons valores humanos.
Agora é com você, pai/mãe! Continue a construção dessa casa dando o acabamento que ainda falta.
Abra as janelas e deixe o sol do bem entrar, iluminar e aquecer toda a casa.
Regue constantemente as flores que perfumam o jardim da vida de seu filho e observe as borboletas das boas amizades que pousarem nelas.
Com certeza, os pássaros cantarão para vocês, todos os dias, que a vida vale a pena ser vivida.

Um comentário:

  1. Gostei muito da maneira como a reunião foi conduzida, "muito dinâmica". Vou levar para minha escola. Parabéns!!! Abraços, Telma.

    ResponderExcluir