EDUCAR + AÇÃO



Selecionei esta mensagem em forma de dinâmica para a minha primeira Reunião de Pais - 2012





O Congresso das Flores: O que é a Vida? 


 Certa vez, no Reino da Floresta Encantada, num dia muito especial, o rei Girassol convocou todas as flores para a abertura do congresso. O Girassol assim falou: 

- Queridos amigos (as), vocês todos estão convocados para um Congresso muito importante. Venham todos, pois o tema em questão é: O QUE É A VIDA? Todas as flores se preparam para o tal congresso, com seus perfumes característicos. 

 Cada uma no Reino tinha seu próprio perfume e todas sabiam que cada perfume era importante para o Reino. E elas se animaram muito, pois falar de vida era um tesouro. Naquele Reino, era a coisa mais importante. Sabiam que a vida era um tesouro extremamente valioso. Eis que o Congresso se inicia: 

O COPO- DE- LEITE foi o primeiro a falar, e com todo respeito, foi logo dizendo que a amizade é distribuir aperto de mão a todos que encontrar. E todas as flores concordaram.

AMOR PERFEITO logo se levantou e disse que ter vida para ele era sorrir em qualquer situação.

A TULIPA cheia de encanto olhou todos e disse: “Ter vida é acariciar a todos”.

A ROSA cheia de charme disse que ter vida, era beijar a todos que encontrar.

O LÍRIO muito afetuoso na sua vez de falar, com os braços erguidos, disse que a vida era dar abraços a todos.

A AZALEIA muito transcendental, comentou que sendo os olhos o espelho da alma, a vida era ter olhar cheio de ternura.

A ORQUÍDEA na sua vez, muito tímida e discreta, que nunca dá palpite sussurrou bem baixinho: “Ter vida é saber ouvir o outro”.

A MARGARIDA que já não se aguentava mais quieta, pois quase sempre queria falar sem ser sua vez, finalmente pode dizer empolgada que ter vida era exclamar sempre, a qualquer hora e em qualquer lugar “Eu adoro você!”.

De repente, um vento forte soprou tanto que as flores já estavam quase voando de tão delicadas que eram. Todas voariam se elas não tivessem se unido. Flores grandes, pequenas, de todas as cores, ali no Reino, unidas para superarem aquele vento forte que logo iria embora.

E o ventou parou. Passou o perigo. O rei Girassol muito compreensivo, aproveitou o momento para finalizar o Congresso. Pediu a todos e concluiu:

- Meus queridos amigos, o aperto de mão, o sorriso, o acariciar, o beijo, o abraço, o olhar cheio de ternura, o saber ouvir e falar o que se sente sinceramente, tudo isso é importante. E nesta manifestação, seja como ela for, o principal na vida é a união. 

 (Autor Desconhecido)






Fiz estes mimos para acompanhá-la:













Um comentário:

  1. Minha linda amiga.
    Que texto soberbo! Fiquei emocionada. Sua reunião de pais foi um sucesso com certeza. Os mimos que você ofereceu só ilustram a sua nobreza de caráter e generosidade... Como gostaria de estar lá. Parabéns amiga! Um lindo domingo e ótimo feriado.
    Beijinhos de saudade
    Gracita

    ResponderExcluir