O segredo é...



Aprenda a pensar


A escola ensina um conjunto de procedimentos, fatos, conceitos e regras, coisas que já vêm prontas para você assimilar. Mas isso não é o bastante para o seu desenvolvimento. Você precisa aprender a pensar, usando sete tipos de pensamentos:

1. O pensamento dedutivo, em que você parte de premissas gerais e aceitas como verdadeiras e chega a uma conclusão sobre um fato específico.

2. O pensamento indutivo, em que parte de uma situação específica para chegar a conclusões gerais.

3. O pensamento analítico, em que analisa separadamente as partes que forma um todo.

4. O pensamento sintético, em que forma um todo a partir da reunião de suas partes.

5. O pensamento sistêmico, em que estabelece as relações entre as partes de um todo.

6. O pensamento crítico, por meio do qual questiona os fatos.

7. O pensamento criativo, com o qual produz ideias para desenvolver algo novo ou modificar algo que existe.

Se você não usá-los de modo integrado a sua capacidade de pensar não se desenvolve plenamente. Para viver as situações mais cotidianas talvez baste fazer deduções lógicas, generalizar fatos, entender o todo a partir das partes ou as partes a partir do todo. Mas, para compreender a realidade, discernir o que serve e o que não serve para você ser capaz de transformá-la, você precisa saber pensar criticamente, estabelecer relações entre os fatos e usar a criatividade.

Para desenvolver a sua capacidade de pensar, cultive o hábito de trocar ideias com os outros, pois isso o coloca diante de percepções diferentes da realidade. Não perca a chance de participar de debates e discussões, ouvindo os outros e expressando suas opiniões. Procure fazer um curso de Filosofia ou pelo menos ler livros sobre o assunto: Filosofia ensina a pensar! Acredite, isso é muito importante para o seu desenvolvimento.

Leila Navarro






Nenhum comentário:

Postar um comentário