A LIMPEZA DA MINHA CABEÇA



OBJETIVO


Compreender a importância da limpeza para a saúde física e mental, bem como sua relação com as pessoas e com a natureza.


ATIVIDADE VERBAL


  1. Instigar dos educandos o que eles costumam pensar. Organizar na lousa duas colunas: pensamentos proveitosos e pensamentos "lixo".
  2. Depois, apagar o "lixo" e trabalhar o proveitoso. Explicar aos alunos que a primeira limpeza que temos que fazer é na nossa mente, porque é nela que nascem os pensamentos sujos que vão sujar o mundo e as outras pessoas. E, que limpeza na cabeça é transformar pensamentos "lixo" em pensamentos bons ou proveitosos.
  3. Refletir com eles travando uma relação entre sujeira mental e a poluição do planeta; a sujeira também pode ser mostrada como uma forma de desamor. Assim como os germes e as bactérias são invisíveis mas podem causar até a morte, da mesma forma, o pensamento também é invisível e se for danoso pode gerar um grande estrago, porque ele é a semente da ação.
  4. Ressaltar também a importância da limpeza física, unhas, cabelo etc.

ATIVIDADES EM ARTES PLÁSTICAS


  1. Fazer artes com sucatas. Mostrar a analogia entre a reciclagem do lixo e a reciclagem do pensamento. Transformar o pensamento "lixo" em algo proveitoso. Também mostrar para as crianças a possibilidade do bom uso do seu corpo, por exemplo: a BOCA - usá-la para falar de amor e não de violência. Com o contorno das mãos elas podem construir um painel: Mãos, para que servem?
  2. Com recorte e colagem: Olhos, para observar, apreciar e aprender.
  3. Criar uma vassoura cujo cabo esteja escrito EU; no tronco de apoio, LIMPEZA; e nas tiras, os atos que limpam a escola.

JOGOS E OUTRAS ATIVIDADES


  1. Invente uma história que tenha um macaco, uma salada e um véu.
  2. Pense sobre três objetos para que seu grupo forme uma história sobre limpeza. Encontre uma forma de contar a sua história para o resto da classe. Você pode representá-la também.

O dia da queima

  1. Pedir as crianças que escrevam de forma incógnita em um pedaço de papel algumas coisas que elas gostariam de se libertar: sentimentos ruins, tristeza, medo, maus hábitos, qualquer negatividade.
  2. Depois, fazer uma pequena figura com uma lata; então faz-se uma fila e cada um vai lá jogar fora seu lixo (este pode ser um grande dia na escola). O dia da limpeza de dentro. Todas as crianças deverão ser preparadas para que o evento tenha um efeito sobre elas. Depois deste evento pode vir uma festa.

A limpeza dos meus brinquedos


Cada criança deve escolher em casa um ou dois brinquedos ou algum material da escola que não use mais, mas que esteja em boas condições. Então, a criança deve limpar aquele brinquedo com amor e cuidado e trazer no dia seguinte embrulhado para haver uma troca de amigo oculto na sala de aula ou para doar a alguma instituição local.


ATIVIDADES ESCRITAS

  1. Descreva tudo que você pode fazer para manter a escola limpa.
  2. Dê três palavras como AMOR, HIGIENE, CUIDADO etc. e peça para que façam frases sobre limpeza com elas.
  3. Elaborar frases positivas sobre a limpeza (em grupo).
  4. Criar uma história em quadrinhos com o título "A limpeza da minha rua".

ATIVIDADE EXTRACLASSE


Organizar mutirões de limpeza na escola (mochilas, armários, pátio etc.), em casa (quarto, brinquedos, guarda-roupa, cozinha etc.) ou no bairro.







Nenhum comentário:

Postar um comentário