SIMETRIA NOS VERSOS






Na música “CORRENTE”, de Chico Buarque de Holanda (1976), há simetria nos versos. Observe que eles estão dispostos simetricamente em relação a um dos versos, que está no meio do poema. Que verso é este?


Eu hoje fiz um samba bem pra frente
Dizendo realmente o que é que eu acho
Eu acho que o meu samba é uma corrente
E coerentemente assino embaixo
Hoje é preciso refletir um pouco
Pra ver que o samba tá tomando jeito
Só mesmo embriagado e muito louco
Pra contestar e pra botar defeito
Precisa ser muito sincero e claro
Pra confessar que andei sambando errado
Talvez precise até tomar na cara
Pra ver que o samba tá bem melhorado
Tem mais é que ser bem cara de tacho
Não ver a multidão sambar contente
Isso me deixa triste e cabisbaixo
Por isso eu fiz um samba bem pra frente
Por isso eu fiz um samba bem pra frente
Isso me deixa triste e cabisbaixo
Não ver a multidão sambar contente
Tem mais é que ser bem cara de tacho
Pra ver que o samba tá bem melhorado
Talvez precise até tomar na cara
Pra confessar que andei sambando errado
Precisa ser muito sincero e claro
Pra contestar e pra botar defeito
Só mesmo embriagado e muito louco
Pra ver que o samba tá tomando jeito
Hoje é preciso refletir um pouco
E coerentemente assino embaixo
Eu acho que o meu samba é uma corrente
Dizendo realmente o que é que eu acho
Eu hoje fiz um samba bem pra frente



Ampliando o conhecimento



  • Pesquise outra música que tenha versos simétricos.

  • Multiplique suas ideias criando um texto simétrico.


Fonte: Fazendo arte com a matemática / Estela Kaufman Fainguelernt, Katia Regina Ashton Nunes. Porto Alegre : Artmed, 2006.


Nenhum comentário:

Postar um comentário