AULA DE FILOSOFIA

Aproveite este texto para suas aulas de Filosofia. Basta ter criatividade e extrair as ideias filosóficas que você deseja.

O TORRÃO DE AÇÚCAR
(Maria Hilda de J. Alão)

- Vamos, empurrem! Um, dois... três... levantar volume! Força companheiras! Unidas conseguiremos levar a carga. Atenção, atenção operárias da reserva, substituir companheira da esquerda. Alinhar fila. Acelerar passo. Vamos em frente, estamos chegando à descida da montanha. Psiu, você aí! Está fora de prumo. Alinhe-se ao resto da turma. Vamos, vamos!
- Chegamos. Cuidado com a descida. Preciso de mais auxiliares para ficar a frente do volume fazendo um cordão de amparo. Quero as mais fortes por causa da inclinação do terreno. Vamos, mexam-se! Não temos o dia todo. Alguém pode chegar e tirar de nós o volume. Façam de conta que isto é um exercício militar. Cantem comigo!
“Eu sou uma formiguinha
Tenho força de gigante
O que é mais importante
Tenho sempre comidinha.”
Minutos depois.
- Batalhão, parar para descansar! Podem comer um pouco da carga para restaurar as forças. – um minuto depois.
- Atenção! Erguer volume com cuidado. Retomar marcha! Caminhando, caminhando sem esmorecer. Isso! Avante! Pelotão de amparo fechar mais, não deixe espaço aberto em torno do volume!
- Já estamos no sopé da montanha, mais um pouco estaremos em terreno plano rumo ao nosso quartel. Cantem, cantem para acelerar!
“Eu sou uma formiguinha
Pareço muito fraquinha
O que é mais importante
Tenho força de gigante.”
- Atenção, estamos chegando ao formigueiro! Pelotão de inspeção, inspecionar terreno!
- Área limpa, general! – afirmou uma das formigas do pelotão.
- Preparar volume para descarga! Que venham as ceifadeiras e as carregadeiras. Soltar carga! Começar desmonte acelerado! Batalhão de transporte, dispensado!
Em questão de minutos o torrão de açúcar estava sendo levado, em grãos, para dentro do formigueiro.
- Vovó, você viu como elas fazem? Elas são como um exército de verdade, têm até um general de campo que dá as ordens. Eu pensei que o torrão de açúcar fosse cair quando elas chegaram à borda da pia, e quando desciam pela parede eu pensei: agora cai, mas que nada, elas fizeram um escoramento. Caramba! Bichinho inteligente! Demorou, mas elas conseguiram. – disse o menino sentado no chão da área de serviço, diante dum buraquinho do tamanho da cabeça de um pequeno prego onde estava instalado o formigueiro.
- Aprenda com elas, meu filho. Força, paciência, persistência, ordem e obediência são fatores para se vencer na vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário