Quando a Aula dá Errado
Já parou para pensar em todas as vezes que você preparou as
aulas, preocupou-se em pesquisar materiais, escolher um vídeo, um determinado
mapa ou gráfico e quando esta aula foi ministrada tudo deu errado?
A ideia é que os alunos estivessem ávidos por aprender,
mostrassem interesse e participassem da aula, mas nada disso aconteceu. Você encontrou
alunos apáticos, desinteressados, ou então, a grande maioria estava ocupada em
ligar o celular, brincar com algum joguinho, ouvir uma música, trocar
bilhetinhos, olhar pela janela, prestar atenção ao colega. Na verdade eles
estavam muito “ocupados” para prestarem atenção na sua aula.
Mas, o que deu errado? Bem, temos de analisar qual é a
estrutura de uma aula fadada ao fracasso para você conhecer o que precisa ser
evitado na próxima vez que for prepará-la.
- Aula Nota 0: Elementos que fazem com que uma aula dê
errado:
01. Jamais entre na
sala de aula despreparado, ou com uma aula preparada no último minuto, saiba
que é o maior descaso com os alunos fazer isso;
02. A aula não é
para você, por isso jamais seja “verborrágico”, ou seja, não fique falando todo
o tempo e só com termos difíceis do aluno entender;
03. Não use o tom de
voz monótono, sem vibração ou calor. Talvez essa seja a sua 10ª. Turma, e você
já está entediado em abordar o mesmo assunto, porém os alunos captam essa
vibração;
04. Jamais elabore
aulas que não dêem espaço para os alunos interagirem, darem opiniões ou fazerem
perguntas;
05. não faça do
livro didático a sua muleta, você pode, e deve, saber andar sem ele;
06. Nunca faça
perguntas fechadas do tipo “sim”, ou “não”;
07. Jamais faça
perguntas que dependam de voluntários para responder;
08. Evite distribuir
o tempo em: explicar, fazer exercícios e correção (esse é o modelo clássico
da “decoreba”.
- Aula Nota 10:
Elementos que fazem com que uma aula dê certo,
é quando o professor:
01. Elabora a aula
adequando-a ao linguajar e expectativas do aluno;
02. Promove e
estimula a interação dos alunos com perguntas abertas e contextualizadas às
vivências dos alunos;
03. Mostra paixão e vibração em suas aulas;
04. Diversifica as
estratégias de ensino e sempre está testando novas práticas de ensino;
05. Traz o mundo
para dentro da sala de aula por meio de jornais, debates, noticiários, músicas,
assuntos polêmicos, assuntos inovadores, etc;
06. Faz com que o
conhecimento da sala de aula tem sentido no mundo fora dela, para que os alunos
possam assim, compreender o sentido de estarem aprendendo aquilo;
07. Tem sempre um
plano “B” para quando o vídeo, ou DVD não funcionar;
08. Mostra-se sempre
criativo e proativo em todas as situações;
09. Tem senso de
humor o bastante para rir de si mesmo e rir junto com os alunos;
10. Por meio de
todas as suas aulas, tem a convicção de que entregaram algo realmente
significativo e que vai tornar a vida daqueles jovens menos difícil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário