Palavras
de uma professora
Abrimos
páginas na vida de nossos educandos e lá ficam registrados os sentimentos e
emoções resultantes das relações geradas na sala de aula. Sendo assim, é
preciso rever, diariamente, atitudes e palavras disseminadas nesse ambiente
para que as marcas sejam positivas. O segredo para tal está no exercício da
linguagem descritiva e empática, porque ela cria no aluno a autoconfiança, o
respeito e a valorização por si mesmo.
A
ajuda oferecida pelo professor deve causar no educando o impacto de realização,
para que este desenvolva o seu próprio processo de aprender, restringindo
ativamente as possibilidades de ação do educador. Nesse sentido, o avaliar
exige primeiramente respeito para depois o educar. Assim, gera diferentes
formas de se ver as coisas e os fatos, promovendo transformações constantes nos
indivíduos e, consequentemente, na sociedade escolar.
Cabe
aqui ressaltar que nenhuma experiência vivida ocorre da mesma forma, nem o
conhecimento se adquire pela quantidade de informação que são passadas para as
pessoas. O ato de ensinar e de aprender se perpetua por etapas: mobilização,
sensibilização, formação e geração de saber.
Portanto,
alimente seu cérebro com estratégias criativas que favoreçam o aprendizado dos
aprendizes e, ao mesmo tempo, tragam o crescimento pessoal e profissional.
Pois, as crianças aprendem a partir de vivências oferecidas nos ambientes
familiar e escolar sob a influência de fatores externos a eles. Daí a
importância de se praticar uma pedagogia que desenvolva a autonomia embasada na
pesquisa, na criticidade, na ética, no bom senso, na humildade, na alegria, na
esperança, no diálogo, na reflexão, na escuta, enfim, no querer bem ao outro.
Cristiana
Lopes
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