Motivando o retorno


Sugestões de dinâmicas para o retorno das aulas.


1. Recebendo e retribuindo elogios

Objetivo:
Ressaltar as qualidades dos colegas e aumentar sua autoestima.

Como desenvolver:
Iniciar o trabalho comentando que na vida as pessoas costumam observar não as qualidades, mas sim os defeitos dos outros. Mas, que naquele momento, cada um ali presente terá a oportunidade de realçar apenas as qualidades dos colegas.
Sugerir que sentem em círculo. Colocar no centro a "Garrafa dos Elogios".
Sortear uma criança para girar a garrafa. Quando ela parar, esta deve tecer elogios ao colega que o gargalo aponta. Em seguida, será a vez do colega elogiado continuar a dinâmica.
Proceder dessa forma até que todos recebam seus elogios.
Comentar o aprendizado que ela transmite.



2. Os cumprimentos

Objetivo:
Promover aproximação entre os colegas, ou entre eles e crianças novas, no encontro do 2º semestre.

Como desenvolver:
Peça que todos se levantem e caminhem pelo espaço. Avise que você vai dar um sinal (pode ser uma palma ou apito) e, quando o ouvir, cada um deverá parar diante de um colega, trocar um olhar e acenar com um “tchauzinho”. Quem não conseguir um par para fazer isto irá sentar-se no chão.
A brincadeira recomeça. Todos voltam a caminhar pelo espaço, pois ninguém fica de fora, neste jogo. Só que agora a regra é outra: ao ouvir o sinal, todos vão parar diante de duas pessoas (nenhuma pode ser a mesma de antes), trocar um olhar e perguntar os seus nomes. Quem não conseguir, vai sentar-se no chão.
Agora, vamos parar e segurar a mão de três pessoas, que não sejam as mesmas das etapas anteriores.
Em seguida, vamos dar um forte abraço em quatro pessoas...
Para terminar, todos vão cumprimentar quem ainda não cumprimentaram e voltar aos seus lugares.






Um comentário:

  1. ADOREI ESSA DINÂMICA, AGRADEÇO A DICA SOBRE CORDEL É SEMPRE BOM CONTAR COM AS AMIGAS.
    BEIJINHOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir