O uso das cores na arteterapia
As crianças, quando são motivadas para a arte, desenvolvem habilidades de atenção e estratégias de memorização que ajudam em outras áreas. Segundo Ana Mae Barbosa (única latino-americana que já presidiu a InSEA - Sociedade Internacional para a Educação por meio da Arte), "a arte é importantíssima para o desenvolvimento infantil inclusive no aspecto cognitivo. A criança aprende melhor outras matérias como matemática, inglês, português e ciências."
Outro aspecto a ser observado no uso das artes como forma de expressão é o da atividade desenvolvida em grupo de duas ou mais pessoas. O trabalho em grupo desenvolve a sociabilidade nas relações, a cooperação, a solidariedade, a linguagem, a escuta e a integração. Provoca também, de maneira natural e espontânea, o exercício de potencialidades, exercitando o pensamento, adquirindo conhecimento sem estresse e sem medo, por fim, cultivando a sensibilidade.
Um espaço de confiança para a liberação de sentimentos e emoções relativos às vivências se faz necessário para um melhor aproveitamento da atividade pelo participante.
A atenção ao ambiente, ao material que será usado, ao relaxamento dos participantes antes de iniciar uma atividade é necessária para que se possa deixar a criança livre para criar!
As cores
A cor é uma sensação interpretada pelo cérebro através da retina. O olho é sensível a três cores básicas que possibilitam a percepção das demais: o azul, o vermelho e o amarelo; cores primárias.
Da mistura entre duas cores primárias teremos as secundárias:
Outro aspecto a ser observado no uso das artes como forma de expressão é o da atividade desenvolvida em grupo de duas ou mais pessoas. O trabalho em grupo desenvolve a sociabilidade nas relações, a cooperação, a solidariedade, a linguagem, a escuta e a integração. Provoca também, de maneira natural e espontânea, o exercício de potencialidades, exercitando o pensamento, adquirindo conhecimento sem estresse e sem medo, por fim, cultivando a sensibilidade.
Um espaço de confiança para a liberação de sentimentos e emoções relativos às vivências se faz necessário para um melhor aproveitamento da atividade pelo participante.
A atenção ao ambiente, ao material que será usado, ao relaxamento dos participantes antes de iniciar uma atividade é necessária para que se possa deixar a criança livre para criar!
As cores
A cor é uma sensação interpretada pelo cérebro através da retina. O olho é sensível a três cores básicas que possibilitam a percepção das demais: o azul, o vermelho e o amarelo; cores primárias.
Da mistura entre duas cores primárias teremos as secundárias:
vermelho + amarelo = laranja
azul + amarelo = verde
vermelho + azul = roxo
Misturando uma cor primária com uma secundária teremos as cores terciárias:
Azul + verde = azul esverdeado
Vermelho + laranja = laranja escuro ou vermelho alaranjado
Podemos diferenciar as cores sob outro aspecto:
1. Cores quentes: transmitem sensação de calor. São alegres. Ex: amarelo, vermelho e laranja.
2. Cores frias: transmitem sensação de frio. São calmantes. Ex.: azul, verde e roxo.
3. Cores neutras: não existem no espectro solar: o branco e o preto. Além destas o cinza, o marrom e o bege também são consideradas neutras por não interferirem na harmonia das cores.
4. Cores pastéis: as cores claras de alto valor (claridade) São obtidas através do acréscimo de branco às cores.
5. Cores complementares: cores que se complementam quebrando a saturação causada por uma cor pura. Ela é oposta a uma cor primária, ou seja, usando uma cor secundária, a sua complementar é exatamente aquela primária que não foi usada. Por exemplo; a laranja resulta do vermelho + amarelo, portanto sua cor complementar é o azul. Ela é utilizada numa pintura para descansar a visão de uma cor intensa e pura.
Significados atribuídos às cores:
• Cinza: elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza;
• Vermelho: paixão, força, energia, amor, liderança, masculinidade, alegria (China), perigo, fogo, raiva, revolução, "pare";
• Azul: harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade, saúde;
• Ciano: tranquilidade, paz, sossego, limpeza, frescor;
• Verde: natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro, boa sorte, ciúmes, ganância, esperança;
• Roxo: velocidade, concentração, otimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro), fraqueza, dinheiro;
• Magenta: luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo;
• Violeta: espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência, dor;
• Alaranjado: energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo;
• Branco: pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição, união;
• Preto: poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério, azar;
• Castanho: sólido, seguro, calmo, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso, aspereza.
"A cor provoca uma vibração psíquica. Seu efeito físico superficial é apenas, em suma, o caminho que lhe serve para atingir a alma. A cor esconde uma força ainda mal conhecida, mas real, evidente, e que age sobre todo o corpo humano." Do Espiritual na Arte - Kandinsky, artista plástico russo (1866+1944).
Sugestão de uma atividade em grupo com cores:
• Conte uma história (de acordo com a idade do grupo).
• Peça às crianças que percebam as cores que lhes vêm à mente enquanto ouvem a história.
• Selecione grupos de até três participantes, de acordo com as cores escolhidas.
• Dê uma cartolina para cada grupo e peça que se expressem com desenho ou pintura, utilizando somente as cores escolhidas.
• Deixe que as crianças decidam entre si como e o que farão.
• Esteja presente para facilitar o acordo entre as crianças de cada grupo.
Artigo escrito para o Mingau Digital por Sonia A. Cardoso Saraiva, da Tenda Arte e Criatividade.
Fonte:http://www.mingaudigital.com.br/article.php3?id_article=3806
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