Atividade - Dia do Soldado


Distribua para seus alunos um dos quebra-cabeças abaixo.
Explique que devem realizar a pintura, o recorte e a montagem da imagem.
Peça para que colem as peças no portfólio ou no caderno.
Proponha uma produção textual (poema, poesia, acróstico, crônica, página de um diário...) e oriente quanto à estrutura que deve ter.
Organize uma "Roda de Leitura" com as produções.









O Perfil do Professor e a Indisciplina


Pare um minuto para pensar na seguinte hipótese: Se os seus alunos fossem inquiridos sobre o que acham de você, qual seria a resposta deles? Você acha que eles lhe respeitam? Admiram? Ignoram? Consideram você uma (um) tirana (no)? Acham sua postura digna? Acham que você é educada (o)? Os seus alunos acham que a sua opinião tem valor e merece ser ouvida ?

Mas, o que tem a ver saber o que os alunos pensam de você? Em muitos casos a indisciplina na sala de aula está associada a imagem que os alunos fazem do Professor.

Se algumas das respostas encontradas foram negativas, então você tem um sério problema de relacionamento interpessoal com os seus alunos. Isso ocorre quando o relacionamento ocorre de forma unilateral, ou seja, apenas um dos envolvidos tem a primazia sempre.

Isso ocorre também o aluno vê falta de integridade e congruência na fala e no comportamento do Professor, quando isso acontece, tenha certeza, o caminho estará aberto a indisciplina na sala de aula. Afinal, quem respeitará um Professor que pede silêncio gritando? Ou que pede para que o aluno seja justo, quando esse mesmo Professor se utiliza de ameaças e intimidações?

O bom relacionamento é uma mão de duas vias, ou seja, implica que ambos saibam ouvir, falar, argumentar para que possam chegar a um consenso ideal na resolução de qualquer questão. Neste tipo de relação ambos conseguem crescer, pois amadurecem tendo de lidar com conflitos e situações limite no dia a dia.

Agora, como isso ocorre no dia a dia da sala de aula e dentro da Escola como um todo? Bem, o Professor precisa sair de uma postura rígida, autoritária e atuar mais como um líder usando de autoridade para gerir o processo pedagógico. Veja abaixo os dois perfis:


Mas, como sair do modo autoritário e atuar com autoridade? Basta aprender e começar a praticar as atitudes que mudarão o tom desse relacionamento.

O Professor que tem autoridade ganha o respeito e a admiração de todos porque:

- é competente no que faz pois domina os conteúdos
- tem estratégias criativas para estimular a curiosidade dos alunos
- está sempre por dentro de novas estratégias e novas tecnologias
- realiza sempre cursos de formação continuada
- é modelo de integridade e boas maneiras para todos os seus alunos
- enxerga além do plano de ensino e procura estimular os talentos dos alunos
- procura conhecer como “funciona” a cabeça do jovem, seus interesses e comportamento
- sabe “traduzir” o conhecimento na linguagem e dentro da realidade da criança e do jovem.

O ser humano é um ser emocional, e o seu aluno jamais lhe respeitará apenas porque você tem um diploma dizendo que é o Professor. O respeito e admiração surgirão quando ele tiver certeza do tipo de pessoa que está por baixo do título e do diploma. Esta autoridade é conquistada quando esse aluno comprova que você se importa, quando você demonstra atitudes proativas, bons exemplos e competência naquilo que você faz.

Então é hora de refletir se o relacionamento que você tem hoje com seus alunos é positivo ou não. Se ainda não for, então onde será preciso ajustar? O que deve ser modificado ou melhorado? Só tem um jeito de saber isso: perguntando. Aqui vai uma tarefa para você fazer amanhã: Peça para os alunos dramatizarem, desenharem, cantarem, e se for preciso: peça para eles falarem!


(Roseli Brito)

Fonte: www.sosprofessor.com.br



Brincadeira de roda


Carneirinho, carneirão


Objetivo:

Estimular atividades de escrita, leitura e expressão corporal.

Estratégias:

Iniciar a brincadeira com as crianças em círculo, de mãos dadas.
Cantar a primeira vez para que elas entendam o ritmo e a brincadeira.
No segundo momento, as crianças cantam, enquanto a roda gira e executam os movimentos propostos para complementar a última frase da cantiga.


Carneirinho, carneirão-neirão-neirão,
Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão.
Manda o rei, nosso Senhor, Senhor, Senhor,
Para todos se ajoelhar.

Carneirinho, carneirão-neirão-neirão,
Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão,
Manda o rei, nosso Senhor, Senhor, Senhor.
Para todos... (a cada rodada, uma criança sugere o movimento a ser realizado)




Faça seu pedido


Inicie a atividade contando a história abaixo.



Aladim e a Lâmpada Maravilhosa

Aladim caminhava por uma viela estreita e escura quando um cálido brilho no chão chamou sua atenção.
Aproximando-se, viu que era uma lâmpada.
Estava a olhá-la por vários ângulos quando viu sob a poeira algo que parecia ser algum escrito.
Passou a mão no local e subitamente uma grande luz branca começou a surgir do bico da lâmpada.
Aladim assustou-se e deixou cair a lâmpada, enquanto uma grande forma humana masculina ia se formando no espaço antes vazio.
Ao invés de terminar em pés, suas pernas se afunilavam na direção do bico da lâmpada.
A forma algo fantasmagórica flutuava envolta por uma aura oscilante.
Antes que Aladim pudesse sequer avaliar a situação, a forma disse com voz grave e firme:
- Sou o Gênio da Lâmpada, e você tem direito a um desejo.
Recobrando-se, Aladim compreendeu logo a situação e, sem questionar porque era um só desejo, já ia dizendo algo quando o Gênio continuou:
- Mas há três condições.
Três condições ? Onde já se viu gênio ter condições para atender desejos ?
Aladim continuou ouvindo.
- Primeira condição : o que quer que você deseje, deve se realizar antes em sua mente.
Aladim já ia perguntar o que isto queria dizer, mas o Gênio não deixou :
- Segunda condição : o que quer que você deseje, deve desejar integralmente, sem conflitos.
Desta vez Aladim esperou.
- Terceira condição : o que quer você deseje, deve ser capaz de continuar desejando para continuar a ter.
Aladim, ansioso por dizer logo o que queria, fez o primeiro desejo assim que pôde falar:
- Eu quero um milhão de dólares !
- Já se imaginou tendo um milhão de dólares ?
Aladim agora entendera o que queria dizer a primeira condição.
Na mesma hora vieram à sua mente imagens de si mesmo nadando em dinheiro, comprando muitas coisas, Mas ao se imaginar, questionou-se se teria que compartilhar parte do dinheiro com pobres ou outras pessoas.
Aí entendeu a segunda condição, e percebeu que seu desejo não poderia ser atendido.
Aladim então buscou então algum desejo que poderia ter sem conflitos.
Pensou, pensou, buscou e por fim disse ao Gênio :
- Senhor Gênio, eu quero uma companheira bela, sábia e carinhosa.
Aladim tinha se imaginado com uma mulher assim e sentiu que aquilo ele queria de verdade, sem qualquer conflito.
O Gênio fez um gesto e de sua mão saiu um feixe de luz esverdeada na direção do coração de Aladim.
Este teve uma alucinação, como um sonho, de estar vivendo com uma mulher bela, sábia e carinhosa por vários anos.
E viu-se então enjoado, não a queria mais depois de tanto tempo.
Voltando à realidade, Aladim lembrou-se das cenas e viu que aquele desejo também não poderia ser atendido.
Entristeceu-se, pensando que jamais poderia querer e continuar querendo algo sem conflitos.
Algo aparentemente aconteceu.
O rosto de Aladim iluminou-se, e ele se empertigou todo para dizer ao Gênio que já sabia o que queria.
- Sim? O Gênio foi lacônico. Aladim completou, em um só fôlego :
- Eu desejo que você me dê a capacidade de realizar os desejos que eu imaginar em minha mente sem conflitos !

Final 1

O Gênio estendeu uma das mãos e, projetando um jato de luz multicolorida em Aladim, transformou-o em um Gênio da Lâmpada.

Final 2

Algo inesperado aconteceu : o Gênio foi se soltando da lâmpada, formaram-se duas pernas completas no seu corpo e ele desceu devagar até finalmente apoiar-se no chão, em frente a Aladim, que o olhava com um ar interrogador.
- Obrigado, disse o Gênio, sorridente.
Estava escrito que eu seria libertado quando alguém pedisse algo que já tivesse !


(Colaboração: Renato Antunes Oliveira)
Fonte: http://www.contandohistorias.com.br/historias/2006100.php



Depois, distribua o desenho de uma lâmpada (como a do modelo) para cada aluno.






Lance esta pergunta: "Você encontrou a lâmpada mágica de Aladim e tem direito a fazer um pedido ao gênio. O que você pede para ele?"

Peça para que escrevam o desejo dentro da lâmpada.

Abra espaço às socializações e comentários.

Exponha o resultado na classe.

Veja como ficou:





Reflexão sobre a dinâmica:


Todos os pedidos expressam nossos sonhos e desejos, a satisfação pessoal também é composta pelo bem-estar coletivo. Para que haja um mundo melhor esses desejos e sonhos devem estar conectados.




Coisinhas para o papai


Cada dia da semana as crianças levavam uma surpresa para alegrar o coração do PAI.

Caixinha-presente














Molde da caixinha


Marcador para agenda


Cartão


Medalha




Provocando fome

Para selar o Dia do Estudante, presenteei meus alunos com este espetinho "provocador de fome de conhecimento".








Fazendo arte para o papai

Os alunos devem completar a folha como desejar.