O segredo é...



Aprenda a pensar


A escola ensina um conjunto de procedimentos, fatos, conceitos e regras, coisas que já vêm prontas para você assimilar. Mas isso não é o bastante para o seu desenvolvimento. Você precisa aprender a pensar, usando sete tipos de pensamentos:

1. O pensamento dedutivo, em que você parte de premissas gerais e aceitas como verdadeiras e chega a uma conclusão sobre um fato específico.

2. O pensamento indutivo, em que parte de uma situação específica para chegar a conclusões gerais.

3. O pensamento analítico, em que analisa separadamente as partes que forma um todo.

4. O pensamento sintético, em que forma um todo a partir da reunião de suas partes.

5. O pensamento sistêmico, em que estabelece as relações entre as partes de um todo.

6. O pensamento crítico, por meio do qual questiona os fatos.

7. O pensamento criativo, com o qual produz ideias para desenvolver algo novo ou modificar algo que existe.

Se você não usá-los de modo integrado a sua capacidade de pensar não se desenvolve plenamente. Para viver as situações mais cotidianas talvez baste fazer deduções lógicas, generalizar fatos, entender o todo a partir das partes ou as partes a partir do todo. Mas, para compreender a realidade, discernir o que serve e o que não serve para você ser capaz de transformá-la, você precisa saber pensar criticamente, estabelecer relações entre os fatos e usar a criatividade.

Para desenvolver a sua capacidade de pensar, cultive o hábito de trocar ideias com os outros, pois isso o coloca diante de percepções diferentes da realidade. Não perca a chance de participar de debates e discussões, ouvindo os outros e expressando suas opiniões. Procure fazer um curso de Filosofia ou pelo menos ler livros sobre o assunto: Filosofia ensina a pensar! Acredite, isso é muito importante para o seu desenvolvimento.

Leila Navarro






Cuidando das economias

Cada criança ganhou o seu cofrinho personalizado para aprender a economizar seu dinheiro. Vamos usá-lo num passeio futuramente. Estão todas muito empolgadas com essa tarefa.














Sala arrumada

Esta é a cara da minha sala! Estou curtindo o Menino Maluquinho e a Julieta juntamente com a turma.











O cantinho das artes

Neste espaço as crianças socializam suas artes e aprendem a valorizar a criatividade dos colegas.
















Arte e aprendizado

Proponha esta dobradura para seus alunos.


Aproveite os pássaros para decorar a classe. Em seguida, sugira uma produção textual.



Você conhece?

Agora, conte para seus alunos esta história.

Lenda do Tsuru


Há muito tempo, em uma terra distante, vivia um jovem. Um dia, enquanto trabalhava em sua fazenda, uma ave branca caiu no chão aos seus pés, com uma flecha fincada no meio de sua asa. Pegando-a com cuidado, o jovem tirou a flecha e limpou o machucado. Agradecida, a ave estava apta a voar novamente. Então o jovem mandou-a de volta para o céu, dizendo: "Tome cuidado com os caçadores!". A ave circulou três vezes sobre sua cabeça, deixou uma lágrima como se estivesse agradecendo e foi embora.
Assim que o dia começou a escurecer, o jovem voltou para casa. Quando chegou, ficou surpreso ao encontrar uma linda mulher na porta, que nunca tinha visto antes. "Bem vindo à sua casa, eu sou a sua esposa", disse a mulher. O rapaz ficou surpreso e disse: "Eu sou muito pobre e não posso sustentá-la." A mulher respondeu apontando um pequeno saco. "Não se preocupe, eu tenho muito arroz, estava até fazendo o seu jantar."
O jovem ficou confuso, mas os dois começaram uma vida muito feliz. O saco de arroz, misteriosamente, sempre permanecia cheio.
Um dia a esposa pediu ao rapaz para lhe construir um quarto de costura. Quando ficou pronto, ela disse: "Você deve prometer que nunca vai entrar." Assim ela foi para o quarto de costura. O rapaz esperou pacientemente até ela sair. Finalmente, após 7 dias, o som da máquina parou e sua esposa, que ficou muito magra, apareceu segurando a peça de roupa mais linda que ele já tinha visto. "Pegue essa peça de roupa, e vai vendê-la no mercado por um alto preço", disse ela. No dia seguinte, o jovem levou a roupa para a cidade e a vendeu por várias e várias moedas. Voltou para a casa exultante de alegria!
A esposa então retornou ao quarto para costurar. Curioso em saber como ela costurava roupas tão maravilhosas sem ter comprado uma só linha, o rapaz resolveu dar uma espiada no quarto, e se surpreendeu. Em pé, perto da porta, descobriu o segredo da esposa. Foi um grande choque!
No seu lugar estava a ave que ele havia salvado, sentada à maquina, costurando roupas com suas próprias penas, em vez de linhas. A ave, como notou a presença do rapaz, disse: "Eu sou a ave que você salvou. Queria recompensá-lo me tornando sua esposa, mas agora você descobriu a minha verdadeira forma e não posso ficar mais aqui."
Assim, com mais uma roupa pronta em suas mãos, ela disse: "Eu deixo isto para você lembrar de mim."
A ave então, deixou cair mais uma lágrima e voou em direção ao céu desaparecendo para sempre.

Fonte: Comunidade do orkut "Eu sei fazer tsurus"


Mimo recebido



Mundo da Tia Cris ganhou da amiga Krika do blog:http://pensareagirkrika.blogspot.com/



"Eu uno a minha mão na sua e junto meu coração ao seu,
para que juntos possamos fazer aquilo que sozinha eu não consigo.
Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar,
coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

Obrigada!!!Fiquei muito feliz pelo carinho dedicado ao meu cantinho.

Regras do Selinho:
1 - indicação de amigas;
2 - postar o nome da pessoa que te indicou, com o link do blog;
3 - avisar as indicadas;
4 - publicar as regras;

Ofereço para:


http://educabrasil-telma.blogspot.com/

http://bebebrincando.blogspot.com/

http://alessandramiotto.blogspot.com/

http://ana-amorpelaeducacao.blogspot.com/

http://erikavecci.blogspot.com/