O PREÇO DO AMOR

Este texto dá uma linda dramatização para o Dia das Mães. Já fiz e foi um sucesso. Basta você escolher os personagens (narrador, mãe e filho) e fazer os ensaios.

Uma tarde, um menino aproximou-se de sua mãe, que preparava o jantar, e entregou-lhe uma folha de papel com algo escrito.
Depois que ela secou as mãos e tirou o avental, ela leu:

Cortar a grama do jardim: R$3,00
Por limpar meu quarto esta semana: R$1,00
Por ir ao supermercado em seu lugar: R$2,00
Por cuidar de meu irmãozinho enquanto você ia às compras: R$2,00
Por tirar o lixo toda semana: R$1,00
Por ter um boletim com boas notas: R$5,00
Por limpar e varrer o quintal: R$2,00

TOTAL DA DÍVIDA: R$16,00

A mãe olhou o menino, que aguardava cheio de expectativa. Finalmente, ela pegou um lápis e no verso da mesma nota escreveu:

Por levar-te nove meses em meu ventre e dar-te a vida - NADA
Por tantas noites sem dormir, curar-te e orar por ti - NADA
Pelos problemas e pelos prantos que me causastes - NADA
Pelo medo e pelas preocupações que me esperam - NADA
Por comidas, roupas e brinquedos - NADA
Por limpar-te o nariz - NADA

CUSTO TOTAL DE MEU AMOR -
NADA

Quando o menino terminou de ler o que sua mãe havia escrito tinha os olhos cheios de lágrimas.

Olhou nos olhos da mãe e disse:

"Eu te amo, mamãe!!!"

Logo após, pegou um lápis e escreveu com uma letra enorme:

"TOTALMENTE PAGO"

Assim somos nós adultos, como crianças, querendo recompensa por boas ações que fazemos. É difícil entender que a melhor recompensa é o AMOR que vem de Deus. E para sorte nossa é GRÁTIS. Basta querermos recebê-lo em nossas vidas.


(Autoria Desconhecida)



"MÃE, é a palavra mais repetida, é a presença mais solicitada, seja ela viva ou não."

GUIA EDUCATIVO




SUGESTÃO DE ATIVIDADE PARA COMEMORAR O “DIA DO TRABALHO”

Nome do jogo: Profissões

Categoria: Criatividade, Lógica

Local de Desenvolvimento: Sala de aula

Idade: 5 anos e acima

Material necessário: Bolinha de espuma, Lenço, ou Bola de meia

Habilidades ou Qualidades Trabalhadas: Memória associativa, Conhecimentos gerais, Memória visual, Atenção, Linguagem, etc.

Formação: Grupos de crianças sentadas na melhor disposição que a sala ou ambiente permitir.

Desenvolvimento: O Orientador dará início atirando uma bolinha de espuma, ou de pano, a qualquer um dos presentes. Este, ao apanhar o objeto, deverá citar uma profissão, arremessando-o logo a um outro, que dirá um objeto dessa mesma profissão, e então devolve o objeto ao orientador. Este o passará a outro jogador, que citará nova profissão, e assim sucessivamente. Poder-se-á também fazer com que os dois primeiros jogadores enunciem objetos da mesma profissão e um terceiro diga qual é ela. Serão vitoriosos os que ficarem no grupo até o fim do jogo.

Falta: Serão eliminados os que não fizerem a citação no tempo previsto.


FONTE: http://sitededicas.uol.com.br/jogo4.htm

AULA DE FILOSOFIA

Aproveite este texto para suas aulas de Filosofia. Basta ter criatividade e extrair as ideias filosóficas que você deseja.

O TORRÃO DE AÇÚCAR
(Maria Hilda de J. Alão)

- Vamos, empurrem! Um, dois... três... levantar volume! Força companheiras! Unidas conseguiremos levar a carga. Atenção, atenção operárias da reserva, substituir companheira da esquerda. Alinhar fila. Acelerar passo. Vamos em frente, estamos chegando à descida da montanha. Psiu, você aí! Está fora de prumo. Alinhe-se ao resto da turma. Vamos, vamos!
- Chegamos. Cuidado com a descida. Preciso de mais auxiliares para ficar a frente do volume fazendo um cordão de amparo. Quero as mais fortes por causa da inclinação do terreno. Vamos, mexam-se! Não temos o dia todo. Alguém pode chegar e tirar de nós o volume. Façam de conta que isto é um exercício militar. Cantem comigo!
“Eu sou uma formiguinha
Tenho força de gigante
O que é mais importante
Tenho sempre comidinha.”
Minutos depois.
- Batalhão, parar para descansar! Podem comer um pouco da carga para restaurar as forças. – um minuto depois.
- Atenção! Erguer volume com cuidado. Retomar marcha! Caminhando, caminhando sem esmorecer. Isso! Avante! Pelotão de amparo fechar mais, não deixe espaço aberto em torno do volume!
- Já estamos no sopé da montanha, mais um pouco estaremos em terreno plano rumo ao nosso quartel. Cantem, cantem para acelerar!
“Eu sou uma formiguinha
Pareço muito fraquinha
O que é mais importante
Tenho força de gigante.”
- Atenção, estamos chegando ao formigueiro! Pelotão de inspeção, inspecionar terreno!
- Área limpa, general! – afirmou uma das formigas do pelotão.
- Preparar volume para descarga! Que venham as ceifadeiras e as carregadeiras. Soltar carga! Começar desmonte acelerado! Batalhão de transporte, dispensado!
Em questão de minutos o torrão de açúcar estava sendo levado, em grãos, para dentro do formigueiro.
- Vovó, você viu como elas fazem? Elas são como um exército de verdade, têm até um general de campo que dá as ordens. Eu pensei que o torrão de açúcar fosse cair quando elas chegaram à borda da pia, e quando desciam pela parede eu pensei: agora cai, mas que nada, elas fizeram um escoramento. Caramba! Bichinho inteligente! Demorou, mas elas conseguiram. – disse o menino sentado no chão da área de serviço, diante dum buraquinho do tamanho da cabeça de um pequeno prego onde estava instalado o formigueiro.
- Aprenda com elas, meu filho. Força, paciência, persistência, ordem e obediência são fatores para se vencer na vida.



A REVISTA NOVA ESCOLA TIRA A SUA DÚVIDA

ASSIM NÃO DÁ! ABRIR MÃO DA LETRA CURSIVA E DA LEGIBILIDADE


Muitos professores, cansados de se esforçar para entender a letra de alguns alunos, sobretudo a cursiva, acabam por pedir que a turma escreva com letra de fôrma. O problema da falta de legibilidade pode começar a ser atacado já no fim do 1º ano do Ensino Fundamental. Nessa fase, vários alunos já são alfabéticos e podem aprender a escrever com a letra de mão, com a qual não estão familiarizados. Um dos caminhos é começar pela escrita do nome e do sobrenome do aluno. Vale organizar também atividades que envolvam a redação de cartas, afinal escrevê-las pressupõe a existência de um leitor que deverá entender o texto.

O importante nesse aprendizado, que segue pelo 3º e 4º ano, não é só a conquista de uma letra legível mas também a aquisição de rapidez na escrita. O objetivo - e isso deve ser exposto aos pequenos - é aprender outra forma de escrever para ganhar agilidade nas anotações. Além disso, a letra cursiva tem lugar fora da escola. Mas alguns estudantes precisam de ajuda para grafar determinadas letras e suas junções na forma cursiva, como é o caso do do "vr" e do "h". Eles deverão se exercitar, mas esse treino não precisa tomar a página toda de um caderno, seja ele de caligrafia ou não.

Essa habilidade não é inata e, às vezes, o professor deverá mostrar como se faz. Assim que as crianças conquistam a escrita alfabética, passam a querer escrever com a letra cursiva. Com algum treino, em pouco tempo, todas aprendem o traçado.


Bruna Nicolielo (bruna.nicolielo@abril.com.br). Com reportagem de Tatiana Pinheiro

Consultoria Marisa Garcia, doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e consultora da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

LEMBRANDO O DIA DO LIVRO INFANTIL



A letra dessa música é uma grande homenagem ao nosso amigo LIVRO. Pois, como diz Jorge Luis Borges "o livro é uma extensão da memória e da imaginação."

REFLEXÕES SOBRE O DIA DO ÍNDIO

Proponha aos seus educandos esse PASSATEMPO. Em seguida, mostre que há várias maneiras de "ser humano" e que todas têm sua importância e são válidas. Ensine também que a cultura é uma forma de exteriorizar os sentimentos humanos. Por fim, esclareça que não deve existir superioridade perante as culturas e, sim, conhecimento acerca delas, admiração e respeito.



É preciso estabeler alguns combinados para que a classe tenha um bom aproveitamento das aulas.




Então, as crianças se reuniram e elaboraram os combinados que vão direcionar a harmonia desse ambiente.

ESTA É MINHA SALA

Preparei um mural interativo para que a sala tenha a cara dos meus aprendizes. A cada temática trabalhada é uma alegria.

ARTE COM IMAGEM

OBJETIVO:

  • Estimular a criatividade das crianças.

COMO FAZER:

  • Distribuir revistas variadas para os educandos.
  • Solicitar a busca de uma imagem interessante.
  • Recortar a metade dessa imagem e colar numa folha de sulfite.
  • Propor a complementação da parte retirada usando lápis de cor, giz de cera ou canetinhas coloridas.
  • Criar um ambiente para a imagem.
  • Comprovem o sucesso que essa atividade teve.

GIBITECA

Os alunos amam as revistinhas da Turma da Mônica. Quando estão no momento de leitura é um prazer.

SEJAM BEM-VINDOS!


TUDO ARRUMADO

Assim fica bem melhor guardar os materiais.

PRENDENDO COM ARTE

Essas joaninhas são os pregadores. Que gracinhas, não?

ARTE DA PÁSCOA

Vejam como ficaram lindos os nossos coelhinhos!
Eles foram feitos com recortes e colagens.